ALBERGUES DA JUVENTUDE - Turismo sem esfolar o bolso


- Uma das opções de hospedagem mais econômicas que existem é o Albergue da Juventude. Apesar do nome, para se filiar à Associação dos Albergues da Juventude (cujo nome mudou para Hosteling International ) não há um limite máximo de idade e sim um mínimo, de 14 anos.

É bom lembrar que tanto estabelecimentos filiados à rede do Hosteling Internacional / Albergues da Juventude como albergues não filiados aparecem na Internet como hostel ou hostels.
Hostel é, na prática a mesma coisa que albergue.
Muitos hostéis particulares têm sistema de dormitórios coletivos como os albergues.
Não importa, hosteis e albergues costumam ser limpos na maioria das vezes, numerosos e existem em quase todas as cidades grandes ou de interesse turístico, mas apresentam algumas limitações:
alguns ainda fecham os dormitórios durante o dia, quando o acesso fica limitado a uma sala de estar e à cafeteria, e só o reabrem no final da tarde;
muitos deles possuem apenas grandes dormitórios com beliches e alas separadas para homens e mulheres;
você mesmo terá que arrumar sua cama; e, freqüentemente, os banheiros ficam no corredor.
Porém, pouco a pouco os albergues estão e se aprimorando e alguns já oferecem quartos com banheiro privativo para casais, famílias ou apenas amigos que querem ficar juntos.
Certos albergues europeus são instalados em construções particularmente charmosas,
como o de Veneza, junto ao canal próximo à praça San Marco;
o de Barcelona, num antigo mosteiro;
o de Nuremberg, na Alemanha, em um castelo;
e o de Florença, numa autêntica villa renascentista.

Preço médio de hospedagem na maioria dos Albergues da Juventude varia de US$ 6 a US$ 20. Ao se associar, é recomendável comprar o guia com os endereços, preços, tipos de acomodação e facilidades oferecidas pelos albergues no mundo inteiro, principalmente se você não tem acesso à Internet.

http://www.albergues.com.br/
- Site oficial da Associação Internacional dos Albergues da Juventude.
Possibilita inscrição on-line, fornece uma infinidade de informações e serviços, tais como reservas, compra de passes de trem na Europa, fotos e e-mails dos albergues no mundo todo e coloca os viajantes em contato para troca de dicas ou até para achar companhia para uma viagem.


Manual do Turismo